Qual cor usar na decoração?

Tempo de leitura: 4 minutos

A cor é um fator que pode fazer grande diferença na decoração da sua casa. Às vezes, escolher a cor errada pode deixar a decoração comprometida, por isso, saber combinar é fundamental. Entender que cores combinam entre si é um passo importante para compor uma decoração sofisticada. Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre escolha de cores, que abordam desde tendências até a cromoterapia.

qual cor utilizar na decoração?

Qual cor usar na decoração da minha casa?

Casa nova pede uma decoração super especial, com um estilo que traduza a personalidade de que vai morar lá. Reformas pedem mudanças – de visual e de energia, não esqueçamos que as cores transmitem energias diversas, estímulos e sensações. Por isso, é muito importante saber quais cores usar quando for renovar algum ambiente ou decorar pela primeira vez. As tendências sempre indicam as cores em alta, mas devemos ter em mente que o mais importante é para essa escolha.

Veja algumas formas de combinar cores:

  • Usar cores neutras nas paredes dá a liberdade de utilizar em móveis e objetos de decoração tanto cores mais quentes quanto cores mais frias. Optando por detalhes em cores mais quentes, você criará um ambiente mais alegre, descontraído e aconchegante, ao passo que, se optar por cores mais frias, cria um ambiente mais sério, sóbrio e às vezes até mesmo mais elegante. As cores neutras são muito versáteis e permitem uma gama de combinações.
  • Existe uma paleta de cores utilizada por profissionais que indica, por exemplo, cores complementares e cores harmoniosas associadas às cores principais. Elas são de grande ajuda na hora de optar pela cor da decoração de sua casa.
  • Tenha um pouco de cuidado com cores vibrantes. Elas pesam no ambiente se usadas em excesso ou em combinação com outras cores fortes. E, visualmente falando, logo cansam.
  • Combinações de tons de uma mesma cor ficam ótimas e deixam a decoração com um ar clássico.
  • Mesmo para quem quer usar o branco, é possível criar ambientes utilizando vários tons mais claros ou escuros, o que resulta em um visual super moderno.

As tendências em cores nesse ano

Arquitetos e  designers de decoração falam sobre as tendências atuais em cores e uma cor que tem se destacado bastante é o azul esverdeado.  Essa tonalidade pode ser combinada a tons amadeirados e tons neutros ou para quem quer algo mais moderno, com outros tons de azul, criando um tom sobre tom. Amarelos e verdes também estão na lista, mas tem uma cor que ganhou bastante destaque: o cinza, que se encaixa como um tom neutro, permite fazer uma bela combinação, basta saber que tipo de ambiente você quer criar.

As cores de acordo com a cromoterapia e o Feng Shui

Já falamos também sobre as cores passarem sensações e estímulos, certo? Agora vamos mostrar como o Feng Shui apresenta algumas delas:

  • Vermelho e preto significam energia espiritual, força e sabedoria, mas sem excessos. Um painel em preto e almofadas vermelhas, quem sabe? Mas cuidado com a cor do restante da decoração.
  • O cinza significa equilíbrio, e é ótimo em situações conflitantes, uma ótima opção para quartos e salas de estar.
  • O lilás significa tranquilidade  e estimula a espiritualidade, além de transformar energias ruins em energias boas. Pense em objetos de decoração nessa cor, cortinas ou algum detalhe na parede.
  • O azul tem efeito tranquilizante e é ótimo para pessoas muito agitadas. Porém, quando em excesso, pode provocar sonolência.
  • O amarelo é a cor da luz e estimula a comunicação, pode ser usado então em escritórios e salas de leitura.

Há muito a considerar na hora de decidir quais cores usar na decoração de casa, mas com essas dicas você já pode ter alguma ideia de como começar. Lembre-se que deve considerar paredes, móveis, tapetes, cortinas, almofadas e objetos. A escolha das cores terá que se adaptar ao mobiliário ou o mobiliário à escolha das cores. Pensando nisso, uma boa dica é fazer móveis planejados, que permitem que você projete as peças como quiser e, a partir disso, escolha o restante das cores que usará no restante da decoração.

Gostou das dicas? Acesse Tomazoni Mobili e saiba mais sobre móveis planejados e decoração!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *