Como aumentar a durabilidade de seus móveis planejados

Tempo de leitura: 3 minutos

Qualquer bem durável comprado atualmente já não corresponde tanto a esse adjetivo, pois é tão comum ouvir comentários sobre com os pertences dos seus avós ou pais duravam mais do que os atuais. A boa notícia é que se temos noção de como conservar de forma adequada aquilo que compramos, podemos sim estender a vida útil dos produtos, principalmente de bens duráveis. Como aumentar a durabilidade de seus móveis planejados

Veja como aumentar a durabilidade dos móveis planejados

O material usado para a maioria dos planejados é o MDF e o MDP, a limpeza dos dois tipos é feita da mesma forma, para saber a diferença entre os dois materiais veja essepost. O primeiro passo é  evitar o contato com a umidade, por isso a manutenção deve ser feita com pano levemente úmido e sempre sem o uso de produtos quimicamente abrasivos. Se os móveis estão na cozinha ou no banheiro deve-se evitar que eles tenham o contato com o chão ou com o Box. Evite a proximidade direta com a água pois ela estraga qualquer tipo de madeira, preste atenção nisso. Use um tampo de pedra para proteger o móvel dos respingos da pia. É bom evitar que os raios solares entrem em contato direto com a madeira, para isso, abuse de cortinas ou persianas nas janelas em horários de pico do sol. Algumas casas especializadas vendem antimofo para planejados (tanto em MDF como MDP), que deve ser utilizado principalmente nos planejados de cozinha, banheiro ou lavanderia.Use sempre um antimofo nas partes que estão próximas ao chão e evite utilizar produtos químicos de limpeza geral, a maioria dos planejados já recebe um tratamento antimicrobiano em sua confecção. Tanto em MDF como em MDP, se houver alguma mancha persistente, uma esponja macia com sabão neutro (diluído em água) pode ser utilizada, seguida imediatamente de um pano seco. O empenamento pode ser evitado quando você distribui de forma homogênea o peso nos móveis. Depois de tirar o pó, usar um lustra móvel devolve o brilho e mantém o ambiente com um cheiro agradável, sem contar que a maioria desses produtos traz uma película que evita um maior acúmulo de poeira.

E como limpar os acessórios?

Depois de entender como manter e conservar a madeira, temos que pensar nos acessórios que os planejados costumam ter: puxadores de metal, tampos de pedra e portas de vidro. Para as portas de vidro, o álcool ajuda a limpar e a retirar alguns germes, então utilize um pano limpo e úmido com o líquido, evitando o contato dele com a madeira. Para garantir que haja um extermínio de germes, use o álcool 70% (encontrado em gel) específico para limpeza. Os acessórios de metal variam muito, podendo ser de aço, alumínio ou ferro. Para evitar a ferrugem, não deixe produtos corrosivos expostos perto desses materiais, pois eles comprometem a durabilidade das ferragens, assim como produtos químicos, como cloro para piscina e similares. Há também o acabamento feito em laca, um tipo de resina que reveste a madeira e aumenta sua durabilidade. Para limpá-la, o procedimento com pano levemente úmido ou esponja e sabão neutro diluído é válido. Evite utilizar álcool ou qualquer outro tipo de solvente. Para conservar o acabamento, há a possibilidade de uma reaplicação do material ao longo dos anos. A limpeza e manutenção para granitos e mármores costuma ser mais simples. Utilize um pano úmido e esponja com sabão neutro para limpeza diária, mas nunca utilize palha de aço para retirar as manchas. Se optar pelo granito, tenha em mente que ele é mais poroso e por isso há maior chance do aparecimento de manchas. Para evitá-las procure usar pedras mais escuras que diminuem a probabilidade delas aparecerem. Evite ao máximo o contato com líquidos escuros ou oleosos. Esses cuidados ajudam e muito para a conservação de seus planejados, com essa rotina de limpeza, logo não será nem um pouco difícil manter a durabilidade deles por anos. Gostou das dicas? Como você tem mantido a limpeza dos seus móveis planejados? Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *