Dicas de cozinhas planejadas para apartamentos pequenos

Tempo de leitura: 3 minutos

A maioria dos apartamentos construídos nos últimos anos e também algumas casas tem vindo com o tamanho da cozinha reduzido. Com a falta de tempo usual e com a correria do dia a dia, o tempo dedicado à cozinha também foi reduzido, mas isso não significa que esse ambiente considerado por muitos o “coração do lar” perdeu a sua importância. E para resolver o problema do pouco espaço disponível, a solução é simples: a praticidade, organização e funcionalidade que só um ambiente planejado pode oferecer. Ao optar pelo mobiliário planejado, tudo pode ficar do jeito que você sempre sonhou. A possibilidade de escolher as cores, texturas, material usado e posição exata dos móveis poderão fazer da sua cozinha o ambiente mais original da casa. Se você quer investir em móveis projetados para dar um acabamento funcional e ao mesmo tempo bonito para a sua cozinha, veja as nossas dicas:

Cores e texturas

Para uma cozinha pequena, móveis em cores claras têm o poder de passar uma sensação de amplitude ao ambiente, mas não pense que estamos falando apenas do branco.Tons pastéis, bege ou areia também são ótimas escolhas e podem ajudar a ampliar o ambiente e melhorar a iluminação. Para não deixar tudo clean demais, basta compor a decoração do ambiente com alguns elementos coloridos. O resultado será uma cozinha super moderna e autentica.

Armários Funcionais

A posição e a dimensão de cada armário e gaveta é o que faz com que o projeto de uma cozinha planejada seja realmente eficaz. Deixá-la organizada e mais prática é tarefa complicada, porém possível se pensarmos na forma como a utilizamos. Por exemplo, armários abaixo da pia são essenciais para guardar panelas. No caso de cooktop, um nicho na parte de baixo será reservado para o forno. Para os talheres, gavetas com divisória entre a pia e o fogão vão facilitar a dinâmica na hora de cozinhar. O mesmo vale para guardar temperos e mantimentos. Como o espaço disponível é restrito, armários do teto ao chão podem ser usados para guardar alimentos.

Bancadas

As cozinha atuais, além de pequenas, são também construídas no formato americano que a integra com a sala de jantar. Para separar esses dois ambientes com muita elegância, as bancadas são uma charmosa escolha e podem ser usadas como pias, espaço para colocar o cooktop ou para fazer as refeições e, porque não, as três possibilidades juntas. Ter um lugar para fazer refeições rápidas é ideal na composição da cozinha planejada.

Dica útil: armazenamento dos eletrodomésticos

Como já falamos, o segredo de uma cozinha planejada funcional e prática está nos lugares em que colocamos nossos eletrodomésticos, utensílios, prataria e mantimentos. Uma dica bem simples é armazenar os eletrodomésticos que são usados com maior frequência nas prateleiras mais baixas, ao alcance das mãos. Você pode também optar por colocar aquele eletro mais bonitinho ou com um design retrô e cor bacana também à mostra. A cozinha ficará um charme. Escolha os armários mais altos para guardar os eletrodomésticos que não são tão usados. Quer ler mais sobre o assunto? Então confira nosso blog e fique por dentro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *