7 dicas para ganhar espaço em ambientes pequenos

Tempo de leitura: 3 minutos

De acordo com um levantamento da Associação dos Dirigentes do Mercado Imobiliário do Rio de Janeiro (Ademi-RJ), os apartamentos estão cada vez menores. Só na última década, a metragem diminuiu quase 30%, o que obriga os proprietários a buscarem soluções cada vez mais criativas e inteligentes na hora de definir como cada espaço deve ser decorado. Se você é uma dessas pessoas, confira nossas dicas e comece a planejar a decoração do seu apartamento hoje mesmo!

7 dicas para ganhar espaço em ambientes pequenos

7 dicas para ganhar espaço em ambientes pequenos

1 – Dê preferência às cores claras

Cores claras darão a sensação de que o ambiente é maior do que ele realmente é. Por isso, invista nelas quando for escolher paletas de cores para as paredes, os móveis e mesmo para as suas roupas de cama. Deixe os tons mais escuros para os detalhes de cada ambiente, como objetos de decoração e almofadas, por exemplo.

2 – Invista em iluminação

Aproveite a iluminação natural ao máximo com cortinas leves e claras. Se a falta de privacidade não for um problema para você, fique sem elas. Outra alternativa é investir em um grande número de lâmpadas. Para isso, basta fazer aplicações em gesso no teto. O resultado é um visual moderno e atraente, que vai arrancar elogios das visitas.

3 – Use o máximo de espelhos

Espelhos são muito mais funcionais do que a maioria das pessoas pode pensar à primeira vista. Em ambientes, eles são capazes de dar a sensação de maior amplitude. Por isso, considere a possibilidade de instalar espelhos em portas de armários, guarda-roupas e cabeceiras. Eles também podem cobrir uma parede inteira da sua sala jantar.

4 – Evite abarrotar o ambiente

Preencher todos os cantos de um cômodo com móveis e objetos atrapalha a circulação e dá aquela sensação de bagunça permanente. Por isso, evite peças que não tenham verdadeira utilidade para você ou sua família. Aproveite o clima de mudança ou reforma para se desfazer de tudo o que vocês não usam mais.

5 – Encomende os móveis

Sem dúvidas, encomendar móveis pensados especialmente para cada ambiente é a melhor alternativa para quem deseja ganhar espaço em casa. Nos quartos, uma boa opção são os guarda-roupas embutidos e com portas de correr. Na cozinha, invista em armários aéreos e em uma mesa que possa ser fixada em uma das paredes.

6 – Aproveite as paredes

Móveis suspensos colaboraram tanto para a organização quanto para a decoração, especialmente em quartos e salas. Então, não deixe de instalar prateleiras e nichos. Eles podem suportar seus livros ou simplesmente contribuir para uma decoração mais limpa, comportando objetos pequenos. Pendurar as televisões da casa nas paredes também pode ser uma boa opção.

7 – Organize-se

Quanto menor um ambiente, mais organizado ele deve ser. No cotidiano, é a organização que vai definir se ele vai parecer pequeno ou não. Portanto, tente se esforçar para manter cada coisa em seu lugar e incentive os outros moradores da casa a seguirem o seu exemplo. Você vai notar grandes diferenças na sua noção de espaço. E então, gostou das nossas dicas? Quais delas você pretende seguir? Conte para a gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *