Energia e equilíbrio: 8 dicas para harmonizar sua casa

Tempo de leitura: 5 minutos

Quem não quer se cercar de boas energias? Independentemente de crenças religiosas ou filosóficas, um ponto que parece ter uma aceitação entre muitas pessoas é o das frequências energéticas. Apesar de ser um conceito amplo, um pouco difícil de definir, é bastante fácil de entender empiricamente. Quando entramos em um ambiente onde nunca estivemos antes e no qual não conhecemos ninguém, sentimos logo de saída se a energia daquele local é boa ou não.
E quando o ambiente é a nossa casa? Aí as boas energias não são apenas bem-vindas, mas fundamentais. A casa deve ser um recanto de paz e conforto, ao mesmo tempo em que reflete a personalidade e referências de seus moradores. Para atingir essa harmonia dentro do ambiente doméstico, pequenas mudanças podem fazer toda a diferença.

Por onde começar a harmonizar

Existem diversos sistemas e teorias que podem orientar sua busca por uma casa mais energeticamente equilibrada. O Feng Shui, prática chinesa que data de mais de 7 mil anos, é talvez uma das mais populares mesmo no ocidente. Trata-se de uma filosofia que preza pelo alinhamento dos elementos naturais: terra, ar, fogo, água, metal e madeira. Aplicado à arquitetura, ao paisagismo e ao design de interiores, o Feng Shui possibilita o complemento entre estes elementos, o que faz com que a energia possa fluir livremente nos ambientes, beneficiando quem os habita.

8 dicas para harmonizar sua casa 

1 – Desapego dos excessos

Você precisa mesmo de tantas almofadas? Há quanto tempo não usa aqueles casacos pendurados atrás da porta? O que não tem grande utilidade ou rotatividade deve sair, pois só acumula energia e não deixa fluir o novo. Aproveite para fazer doações e dar novo destino ao que você não usa. Além de abrir mais espaço em casa, ainda ajuda quem precisa!

2 – Cores são tudo 

Não é preciso ser um grande estudioso do assunto para saber que as cores tão definitivamente o poder de atuar sobre nossos sentimentos! A dica aqui é buscar um equilíbrio entres as cores de sua casa. Se as paredes da sala já são todas brancas ou cinzas, que tal investir em um móvel colorido, que atrai o olhar de quem entra no ambiente? Por outro lado, se você já conta com uma parede de cor expressiva, como vermelho ou azul, o melhor talvez seja pensar em objetos mais neutros e complementares para não cansar o olhar. Outro fator importante é considerar o tamanho do ambiente; se for pequeno, as cores claras são preferíveis, por transmitirem a sensação de amplitude.

3 – Luz certa 

Cozinhas, banheiros e áreas de serviço são ambientes que requerem uma iluminação mais precisa por conta das funcionalidades destes ambientes, o que justifica usar luz branca e ampla. Mas para quartos e sala de estar, a luz indireta e amarela é uma boa pedida para tornar o ambiente mais acolhedor e aconchegante. Invista em abajures ou luminárias de chão, ou até mesmo em luzes embutidas em móveis, que podem dar um toque de sofisticação.

4 – Funcionalidade dos móveis 

Aqui, a ideia é próxima ao desapego. O que não tem função definida dentro da casa, deve sair! Considere trocar aquele armário sem divisórias e sem prateleiras por um móvel planejado de acordo com suas necessidades de armazenamento. Ganha-se em espaço e também no tempo, pois com tudo em seu lugar, fica mais fácil encontrar o que você precisa no dia a dia.

5 – Ventilação 

O ar é um dos elementos que são considerados no Feng Shui, e ele está em tudo que nos cerca. Por isso, deixe as janelas abertas por algumas horas, para liberar a circulação do vento pela casa. Isso renova o ar, permite a passagem da luz do Sol e das boas energias.

6- Conserte! 

O cano do banheiro está pingando? A mesa está bamba, aqueles quadros nunca foram pendurados e a gaveta da cozinha emperra toda vez? Não deixe que esses pequenos reparos domésticos se acumulem, pois além de roubarem energia, podem acabar acarretando em problemas maiores para a estrutura do imóvel e acabar gerando um gasto financeiro indesejável. Além disso, não vá amontoando nos cantos ou no famoso quarto da bagunça tudo que precisa de ajustes ou está sem uso. Organize e conserte o que precisa e desapegue do que está parado para obter um ambiente mais harmonioso.

7 – Plante o bem 

Verde em casa é essencial para o equilíbrio das energias! As plantas alegram qualquer ambiente, além de filtrarem o ar de impurezas. Do ponto de vista energético, as plantas também são capazes de neutralizar energias ruins que porventura cheguem até a casa. Além disso, é possível plantar ervas para serem usadas na comida, como alecrim, hortelã e manjericão. Escolha aquela que melhor se adapta a sua disponibilidade de regar e ao tamanho do espaço, atentando-se para a necessidade de exposição ao sol de cada espécie de planta.

8 – Alterne materiais

Nada de montar toda a decoração com móveis apenas de madeira ou só com objetos de metal. O interessante é que sua casa apresente uma variedade de materiais e texturas, como metal, mármore, madeira, vidro. Nesse ponto, vale a pena ser ousado e pensar em peças que integram diferentes materiais, o que torna o ambiente mais diverso e atraente.

E você, o que faz para que sua casa tenha boas energias? Compartilhe suas dicas nos comentários! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *