Conheça os significados de cada cor e como melhor utilizá-las em sua casa

Tempo de leitura: 5 minutos

As cores fascinam a humanidade desde o início dos tempos; Goethe, escritor e renomado teórico das cores, dizia: “A cor é a música dos olhos”. Goethe também foi um dos precursores ao estabelecer relações entre aspectos cromáticos e a nossa percepção emocional e psicológica. Acredite, ou não, nossa sociedade moderna e tecnológica ainda está descobrindo muito sobre as cores, embora já existam muitos estudos sobre as suas qualidades. É por isso que questionamentos como: “o vestido é azul e preto, ou branco e dourado?” nos mantém tão atentos sobre a nossa percepção da realidade.

Dito isso, não importa o quão minimalista você seja, ou não se importe com as cores porque acha que são “tendências da moda”; elas estão por toda a sua casa, e podem ajudá-lo inclusive em questões profissionais e relativas à saúde.

O vermelho – A cor vermelha é quente por excelência, está associada à ação, ao calor, e a intensidade. Não é a toa que é a cor da paixão! Pode ser utilizada em detalhes, pois é intensa demais para compor todo o ambiente; caso queira pintar um cômodo inteiro, a cozinha é um dos ambientes que melhor comportam o vermelho. Neste caso, aposte na harmonização com móveis na cor branca para “quebrar” o magnetismo da cor.
No quarto, podemos pintar uma parede, ou utilizar o vermelho em almofadas para “esquentar” as coisas.

O amarelo – Entre as cores mais luminosas, o amarelo pode ser utilizado em diversas variações, sendo os tons mais claros os favoritos. De acordo com a psicologia das cores, estimula a memória, a comunicação, e o intelecto, logo é uma boa cor para ser utilizada em sala de reuniões. Aposte na mistura entre amarelo e branco para o quarto de crianças, pois essas cores em combinação não são agressivas aos olhos dos bebês.

Laranja – De acordo com a psicologia das cores, está associado à vitalidade, e ao rejuvenescimento. Pode ser utilizado em elementos como: molduras, bibelôs, armários, e portas para ressaltar ambientes que necessitem de mais expressividade. A cor laranja deve ser dosada, pois, assim como o vermelho, acaba sendo cansativa aos olhos.

Verde – Remete à natureza, a saúde (mental e física), e ao financeiro. É excelente para salas de reuniões, principalmente se utilizado com as suas nuances (que vão do verde- água marinha, ao verde lunar). É uma cor que pode ser utilizada em praticamente todos os ambientes sem restrições, pois seu espectro cromático é plástico é visualmente agradável. A exceção à regra se aplica ao verde abacate (que visualmente tem um brilho similar ao amarelo), e ao verde escuro, que pode escurecer todo o ambiente se não for dosado.

Assim como o amarelo, junto com o branco pode ser uma opção para os quartos de criança.

Azul: O azul está associado a água, a calma, e ao céu. É uma cor interessante para quartos, pois induz ao relaxamento. Outra utilização bem harmônica é em banheiros, onde as gotas de água ressaltam o seu aspecto marinho. O azul deve ser dosado, pois pode tornar um ambiente “frio” e formal demais. Utilize-o com cores como o amarelo, e o laranja para equilibrá-lo.

Roxo: O roxo reúne propriedades do azul, e do vermelho. É uma cor ligada a religiosidade, e a feminilidade. Pode ser utilizado em um ambiente sempre que este estiver sóbrio demais. Utilize-o para equilibrar cores fortes como o marrom e o Cinza. Como funciona como um intermediário entre o azul e o vermelho, se dá muito bem com as cores intermediárias entre um e outro.

Rosa: O rosa é o equilíbrio entre o branco e o vermelho. Torna o ambiente íntimo e aconchegante, por isso, o quarto, a sala de estar, e a cozinha são alguns dos mais beneficiados com as suas características. Combinada com o ouro remete a realeza.

Cores neutras: Aqui entram o branco, o preto, o cinza, o marrom, e o bege. O branco vai servir como o principal plano de fundo para qualquer outra cor, ele representa a “neutralidade total”. O cinza e o bege, são cores intermediarias utilizadas normalmente em paredes para serem trabalhadas com outras tonalidades. Ambientes cinzas, e beges pedem a harmonização com cores luminosas.

O preto e o marrom são cores escuras relacionadas a terra, e a introspeção, devem ser dosadas para que não tornem o ambiente pesado.  São uma boa pedida para a biblioteca, para a sala de reuniões, ou ambientes em que queremos manter a formalidade.

Por que utilizar cores?

Um estudo feito por cientistas da Universidade Ludwig-Maximilians, na Alemanha, revelou que pessoas expostas à cor verde (verde natureza), se saíram melhor em testes relacionados à criatividade. No estudo também foram utilizadas cores em salas de coquetéis. Em o coquetel realizado em uma sala pintada de amarelo, as pessoas interagiram mais, já em uma sala azul as pessoas permanaceram por mais tempo no ambiente, por se sentirem mais confortáveis. Embora esses efeitos sejam sutis, os criadores da pesquisa acreditam que é interessante notar o impacto que as cores causam nas pessoas.

E você ficou interessado? Com essas dicas está na hora de caprichar na decoração do lar, aliando as cores aos seus objetivos. Crie combinações e veja como tudo muda ao conhecer melhor as cores. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *