Decoração vintage: dicas para se inspirar

Tempo de leitura: 3 minutos

A decoração vintage é um estilo que está em alta e que ganha cada vez mais adeptos. A ideia é resgatar elementos que já foram fortes tendências entre as décadas de 1920 e 1970 por meio de móveis e objetos que remetem ao passado, mas que continuam sendo considerados bonitos e elegantes. O estilo faz com que nos transportemos para épocas anteriores, sendo, ao mesmo tempo, sinônimo de sofisticação e de muita personalidade. O clima criado por esse estilo de decoração costuma ser bem visto em qualquer tipo de ambiente, seja em casa ou em estabelecimentos comerciais. Essa é uma das principais tendências quando o assunto é design de interiores.

Se você está procurando inspiração para decorar a sua loja, escritório ou os cômodos da sua casa com o estilo vintage, saiba que existem diversas formas de transformar os ambientes por meio de referências aos velhos tempos, sem abrir mão do contemporâneo e dos elementos modernos de decoração. Continue lendo o nosso post e saiba como misturar os móveis e objetos decorativos vintage de forma harmônica para deixar qualquer espaço com um visual incrível!

Móveis planejados com toque vintage

Para criar uma composição vintage a partir das peças do mobiliário, não é preciso ir em busca de móveis antigos de antiquário. Isso porque hoje, com a onda dos móveis planejados, você pode adquirir os móveis com as medidas ideais para qualquer tipo de espaço e com as características que você desejar. É possível encontrar móveis planejados fabricados com os melhores materiais e a partir de tecnologias modernas, mas com design e acabamentos que lembram os bons momentos vividos tempos atrás.

Na hora de encomendar os seus móveis planejados, escolha formas e características clássicas, fazendo um tipo de releitura do mobiliário fabricado antigamente. Outra característica marcante dos móveis antigos é o aspecto gasto, com sinais de uso, que fazem com que a peça pareça carregar uma história própria.

Elementos de decoração vintage

Como para qualquer estilo de decoração, os móveis costumam ser as peças centrais que caracterizam os ambientes. No entanto, o uso de objetos e acessórios decorativos podem colaborar incrivelmente para a composição da decoração vintage, tornando os ambientes ainda mais charmosos. Alguns objetos como gaiolas, bicicletas antigas, relógios, rádios e toca-discos estão na moda e ajudam a compor o estilo antigo, pois remetem às experiências e ao cotidiano das décadas passadas. Além disso, você pode explorar a sua criatividade e criar você mesmo os objetos vintage de decoração. Malas de viagem antigas, baús, quadros e pôsters, por exemplo, são itens simples que podem fazer toda a diferença.

Escolha da paleta de cores

Outro elemento marcante do estilo antigo são os tons pastel. Trata-se das cores claras que preenchem os ambientes com suavidade e marcam presença nos projetos de decoração vintage. O interessante é que essas tonalidades podem ser usadas em diferentes espaços da casa, como a sala de estar, cozinha, quartos e até mesmo em lojas e escritórios. O azul e o amarelo costumam ser bastante usados na pintura das paredes, por exemplo. Já as cortinas, estofados e objetos podem explorar as formas geométricas e estampas floridas. Além disso, a composição pode ficar bastante atraente com a mistura de cores fortes, como vermelho, amarelo, laranja, rosa e verde, quando usadas com cuidado e de forma equilibrada.

Vale ressaltar que antigo não deve estar expresso em todos os móveis e elementos decorativos. O ideial é que a decoração não perca a sofisticação do contemporâneo, contando também com itens modernos que junto aos móveis e acessórios vintage criam um visual incrivelmente autêntico.

Quer criar uma decoração vintage para um espaço especial? Está em busca de uma loja de móveis planejados que possa te ajudar? Então, não deixe de conferir o site da Tomazoni Mobili!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *