Como dividir ambientes utilizando móveis planejados

Tempo de leitura: 3 minutos

Ambientes interligados são cada vez mais tendência em apartamentos e casas modernas. Principalmente nos apartamentos menores, a utilização de móveis para divisão dos ambientes contribui para aproveitar a área útil, além de melhorar a iluminação e a circulação do ar. Esta solução apresenta, porém, alguns problemas com relação à distribuição dos móveis, que deve ser realizada de forma organizada e planejada, evitando que problemas para a circulação e a sensação de que a área está confusa e caótica. Está pensando em dividir ambientes sem a utilização de paredes? Confira algumas dicas para realizar esta separação com muito estilo utilizando móveis planejados.

Cozinha americana

Cozinhas americanas, abertas para a sala de jantar ou estar, são cada vez mais sucesso entre os brasileiros, facilitando a rotina dentro da residência. O móvel utilizado para dividir os ambientes é usualmente uma bancada, podendo ser utilizada para o preparo de alimentos, ou como mesa, atribuindo-se banquetas ou cadeiras a esta. O balcão, caso utilizado como apoio para a cozinha, também pode ser um armário, abrigando peças de cozinha. Podem, também, ser utilizadas divisórias de vidro associadas às bancadas. Estas permitem a passagem de luz, e possibilitam uma divisão mais sutil do ambiente.

Salas de jantar e estar

Apesar das funções semelhantes de receber e reunir pessoas, é importante que, mesmo não apresentando paredes de divisória, estes mantenham sua individualidade. Para tal, estantes vazadas ou abertas são ideais como móveis para a divisão destes ambientes. Este tipo de estante contribui para o aproveitamento do espaço, não isolando os ambientes, mas criando uma divisão clara entre eles. Além disso, é um móvel funcional, ótimo para a organização de livros, documentos, objetos de decoração e caixas organizadoras. Bancadas multifuncionais também podem ser utilizadas para a divisão entre salas de estar e jantar, podendo ser utilizadas como bar, por exemplo. Aparadores também são ótimas soluções para a divisão entre salas, podendo, por exemplo, esconder a parte posterior de um sofá, ou simplesmente indicar a separação dos ambientes.

Quartos

Principalmente em apartamentos tipo estúdio, a divisão do quarto contribui para a criação de um ambiente mais privativo, separando-o do resto da residência. Para tal, podem ser utilizados guarda-roupas, com portas de correr que economizam espaço interno, ou móveis planejados para aparelhos de televisão. O ideal é que o mobiliário seja otimizado, de forma a não limitar o espaço e a praticidade para a realização de tarefas. Biombos também são uma forma comum de delimitar o espaço do quarto e manter a privacidade deste. Existem diversos modelos de biombos, criativos e personalizados, que conferem modernidade ao ambiente.

Escritórios

Em ambientes de escritório também podem ser utilizados aparadores e bancadas como forma de integrar o ambiente, e manter, ainda assim, a divisão dos diferentes espaços. Estes móveis podem ser utilizados também para armazenar material de escritório, contribuindo para um melhor aproveitamento do espaço e para a organização.

A questão mais importante a ser analisada para a utilização de móveis como forma de dividir ambiente é a organização destes, de forma a favorecer a circulação das pessoas, e a realização das atividades pertinentes a cada ambiente. Assim, móveis planejados são ideais como forma de aproveitar e organizar os espaços, se adequando especialmente à realidade da sua residência e às funcionalidades necessárias. Conheça a Tomazoni Mobili, e confira como nossas soluções em ambientes planejados podem contribuir para a divisão dos seus espaços sem a utilização de paredes!

Gostou das dicas? Compartilhe sua opinião com a gente nos comentários, e não deixe de conferir mais dicas no nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *