5 dicas para criar um espaço home theater

Tempo de leitura: 4 minutos

Home theaters são cada vez mais comuns nas residências, devido aos diversos modelos disponíveis e preços mais acessíveis. Assim, com a evolução tecnológica e o surgimento de televisões de alta definição e aparelhos de áudio de qualidade para residências, o sonho de se ter um cinema em casa para receber familiares e amigos se tornou mais fácil e atrativo. Para a realização deste sonho e a criação deste ambiente de lazer, alguns fatores devem ser levados em consideração no planejamento do espaço. Confira algumas dicas para planejar um ambiente de home theater perfeito para sua residência!

1. Analise o espaço que será utilizado

Antes de comprar qualquer tipo de mobiliário ou equipamento, é essencial analisar o espaço destinado ao home theater, de forma a definir o posicionamento dos assentos. As medidas do ambiente são muito importantes, já que a distância entre os equipamentos e a seu desempenho depende destas. Defina, a princípio, quantos assentos haverá no seu home theater, e onde eles serão posicionados.  Assim, será possível calcular o tamanho ideal do display (TV ou tela de projeção), com base nas medidas da sala, e na distância disponível para o espaço entre o sofá e o local onde será instalada a tela.

2. Defina o display

O display para um home theater pode ser composto por uma TV de alta definição ou uma tela para projeção. É comum também que ambos sejam utilizados, para diferentes situações, dependendo da vontade do usuário. A partir das medidas da sala, e do orçamento disponível para o projeto, defina o tamanho e o formato da tela, e onde esta será posicionada. Para definir a posição, é importante avaliar também a iluminação da sala, de forma a se obter um bom resultado em termos de qualidade de imagem.

3. Planeje o mobiliário

O rack é um elemento essencial para toda sala home theater, abrigando outros equipamentos além da televisão ou tela de projeção, e das caixas acústicas. O equipamento pode ter portas ou prateleiras, de forma a abrigar outros elementos necessários ao home theater organizadamente. Uma das questões mais importantes no planejamento do mobiliário é a parte de cabos e conexões. É essencial estar atento às saídas necessárias e a conexão dos cabos às instalações elétricas. De forma a manter o ambiente organizado, procure planejar o rack de forma que os cabos fiquem escondidos na parte de trás. Outra questão importante é a acessibilidade aos equipamentos, de forma que seja possível mudar conexões, e checar os cabos dos diversos aparelhos.

4. Defina o sistema de áudio

O sistema de áudio é um dos elementos principais de um home theater. O sistema pode ser surround ou estéreo. O sistema surround tem como objetivo criar um campo sonoro de 360 graus, criando a sensação de que você faz parte do filme. Este sistema, porém, não funciona muito bem em espaços pequenos, onde é preferível se utilizar o estéreo. A partir da definição de qual sistema se adapta melhor às suas necessidades e expectativas.

5. Invista na iluminação

Assim como o sistema de áudio, a iluminação do ambiente home theater é muito importante para que se obtenha a melhor experiência possível. Uma boa iluminação permite melhorar o desempenho da televisão ou projetor. Não há necessidade de grandes lustres e iluminação direta, podendo-se optar por apenas uma sanca que ilumine a sala toda indiretamente, ou um sistema de iluminação associado ao mobiliário, com luzes na estante, por exemplo.

Para que o home theater atinja seu objetivo e crie a sensação de um cinema caseiro, é muito importante estar atento às questões de planejamento relacionadas a este. Uma ótima dica é investir em móveis sob medida, que contribuem para o planejamento do espaço como um todo. Conheça a Tomazoni Mobili, e nossas soluções para espaços de home theater feitos exclusivamente de acordo com seu gosto e necessidade!

E você, já tem um home theater em casa? Gostou das dicas? Compartilhe sua opinião com a gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *