Decoração monocromática: Descubra como as cores constroem ambientes!

Tempo de leitura: 3 minutos

A decoração monocromática consiste em utilizar uma cor predominante para decorar um ambiente. Engana-se quem pensa que este ficará sem graça e entediante. Muito pelo contrário: é possível criar combinações muito criativas e cheias de estilo. Já pensou em decorar sua casa com sua cor favorita? Para saber como não errar na escolha é só continuar lendo o post.

Decoração monocromática: Descubra como as cores constroem ambientes!

Decoração monocromática: Descubra como as cores constroem ambientes!

Como funciona

Após definir uma cor que servirá de base para todo o resto da decoração, é necessário utilizar também tons que derivem desta cor. Preto, bege, cinza e branco podem ser intercalados com ela.  Este é o ponto chave para não cair na monotonia.  Além disto, os móveis e objetos de decoração seguem o padrão dos tons escolhidos. Manter a decoração monocromática exige certa disciplina. Muitas vezes, achar algum objeto na cor que se procura é complicado e escolher outra cor pode acabar com quem busca essa decoração. É claro que alguns objetos podem não fazer muita diferença. O problema é quando o objeto se destaca muito de todo o resto. Decoração monocromática: Descubra como as cores constroem ambientes!

Escolhendo a cor

A escolha da cor é a primeira questão a se pensar antes de aderir à decoração monocromática. Antes de tudo, é preciso saber se a cor é adequada ao seu estilo, se combina com o ambiente a ser decorado e se você consegue conviver por um bom tempo sem enjoar dela. Se o ambiente é um local frequentado por muitas pessoas, é necessário que estas também sejam consultadas antes da tomada de decisão. Geralmente, cores neutras são mais fáceis de agradar, além de combinarem com os estilos clássico e moderno. A diferença é feita através da escolha de formas e objetos de decoração. Os mais ousados podem abusar de um ambiente bem colorido que tem a capacidade de provocar diversas sensações. Para não errar, opte por um tom mais claro para ser a cor base e utilize derivações mais escuras dessa cor para os detalhes.

Cores e sensações

Azul: Proporciona um ambiente calmo, de paz e harmonia. Funciona muito bem em quartos. Roxo: Ativa a intuição e a criatividade. É ótimo para ambientes de estudo. Verde: Funciona muito bem agindo contra o estresse cotidiano, traz um ar de natureza e calma.  Muito utilizado em salas de estar e banheiros. Amarelo: Símbolo solar que traz a sensação de diversão e alegria. Combina com quartos e salas de estar. Rosa: Torna o ambiente mais feminino, delicado e estiloso. Vai bem com quartos. Vermelho: Paixão, amor e arte. Combina perfeitamente com banheiros e quartos. Laranja: Transmite a sensação de um ambiente cheio de energia e otimismo. Usado em salas de estar e cozinhas. Marrom, preto e branco: São cores básicas que podem ser combinadas com as cores citadas acima. O marrom é bem clássico e está presente quase sempre nos móveis. O branco transmite a sensação de um ambiente arejado, leve e, consequentemente, maior. O preto é clássico e elegante. Estas cores ficam bem em qualquer local, especialmente em cozinhas, salas de estar e banheiros.

Detalhes que fazem toda a diferença

Os objetos de decoração fazem toda diferença na hora de compor o ambiente. Cada detalhe conta. É preciso fazer o mesmo com eles, respeitar a cor base usando seus tons derivados. As estampas e texturas também são importantes para essa decoração. Lembre-se que os móveis podem ser em tons de madeira, preto, branco, cinza ou bege e aparecer também em outros detalhes decorativos, como nichos e painéis de TV. Essas cores evitam o excesso da cor predominante e ajudam a manter o equilíbrio. Quer saber mais sobre decoração? Acesse nosso site e confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *