Saiba qual a melhor pedra para o seu projeto

Tempo de leitura: 5 minutos

Não há sensação tão boa quanto a que se tem quando se está mobiliando ou reformando uma casa ou apartamento – ambientes renovados, mobília nova, vida nova. E em momentos assim, a reforma de casa exige que tenhamos que tomar muitas decisões com relação à decoração.

Criar um ambiente agradável é o objetivo de qualquer pessoa que preze pelo aconchego e pelo conforto. Por isso, cada detalhe é importante, e as pedras são uma excelente opção de acabamento para qualquer projeto que priorize requinte e sofisticação

. Veja qual é a melhor opção para os eu projeto!

Saiba qual a melhor pedra para o seu projeto


Conheça as opções em revestimentos

Granito ou mármore

Para saber qual a escolha fazer, você precisa conhecer as diferenças entre um e outro. A primeira diz respeito à porosidade e à resistência. O mármore é um material mais poroso, menos resistente e é o que desgastará mais rápido com o passar do tempo. A segunda diferença diz respeito à sua aplicação – o mármore mancha com mais facilidade, por isso recomenda-se que não seja aplicado em locais que terão bastante umidade, optando pelo granito, que tem baixa absorção de líquidos.

Silestone

Silestone é a marca de  uma pedra que se produz industrialmente. É um material composto por mais de 90% de quartzo natural, por isso é extremamente resistente e durável. Pode ser produzido proteção antibacteriana e uma de suas maiores qualidades é a grande oferta de cores que esse material proporciona, são cores vivas e vibrantes, que dão um charme especial aos ambientes.

Corian

O Corian é feito a partir de uma mistura de minerais (70%) e polímeros de acrílico (30%). É maciço, moldável, à prova d’água, sustentável, resistente a frio, chuva, calor e maresia e está disponível em mais de 200 cores.

Quem optou por dar a sua personalidade à casa através da escolha de móveis planejados tem a oportunidade de participar do projeto, que significa a escolha dos acessórios e dos acabamentos da mobília. Nesse processo, em algum momento você terá que decidir pelas bancadas, escadas, revestimento para a lareira e churrasqueira, entre outros. É aqui que entra um dos materiais mais utilizados em projetos de arquitetura e design de interiores: o granito. E agora, qual granito escolher?

Qual o melhor granito para cada situação

  • Em pias e bancadas de cozinha: Se a sua decoração é em um estilo clean e você não quer abrir mão disso, uma ótima opção é o granito Branco Desireé ou o Itaúnas. Já se o seu projeto é algo mais clássico ou moderno, pode apostar no Azul Norueguês. Estilos tradicionais são bem contemplados pelo branco Dallas, Marfim ou Nepal. Sobriedade e contemporaneidade ficam por conta do Café Imperial, Marrom Absoluto e Preto Absoluto.
  • Em banheiros: O luxo fica por conta do granito Preto Via Láctea e a sofisticação fica por conta do Branco Desireé. Claro que tudo depende do gosto do cliente e do resto da decoração, os verdes e os azuis ficam muito bem em banheiros, se a decoração puxar para essas cores. Uma ótima opção para banheiro é o mármore travertino, uma rocha calcária que tem origem em águas termais – vai dar um charme todo especial ao seu projeto. Outra boa escolha é o mármore Carrara, que dá o toque de sofisticação e bom gosto ao seu banheiro.
  • Em escadas: O revestimento da escada será de acordo com o resto da decoração, mas os tons de cinza, brancos e pretos estão entre os mais utilizados. O branco e o preto, em especial, deixam o ambiente mais imponente e sofisticado.
  • Revestimentos de churrasqueira: Em churrasqueiras os tons de cinza e bege são mais utilizados – claro que nada impede que se use outra cor, de acordo com o gosto do proprietário.

Se a sua casa terá mobília planejada, o granito ainda pode fazer parte de balcões, aparadores e mesmo de prateleiras e racks para equipamentos de áudio e vídeo. Eles agregam valor aos móveis e ao ambiente, trazendo sofisticação e modernidade.

Um cuidado essencial que se deve ter com o granito é de evitar o contato de líquidos com a pedra, uma vez que ela pode manchar. Os mais suscetíveis a manchar com líquidos são os de tons cinza e os tons mais escuros – pretos, verdes e azuis – são mais impermeáveis.

Dica importante com relação ao investimento: Entre as opções que citamos, os materiais com preços mais acessíveis são o granito e o mármore. O Corian é um pouco mais caro e o Silestone tem um preço maior por m². Caso não queira abrir mão de um material como o Silestone, pode optar pelo Quartzo stone, que é uma pedra similar masde fabricação chinesa. Essa é uma parte muito importante do seu projeto, uma vez que, em alguns casos apenas o revestimento se torna muito mais caro que mobiliar um cômodo, por exemplo.

Caso tenha dúvidas com relação à escolha dos revestimentos, peça ajuda a um profissional de design de interiores ou de arquitetura, ele terá dicas valiosas para ajudar na escolha da cor de granito que mais combina com os seus móveis e a decoração da sua casa.

Quer saber mais sobre decoração?Então acesse nosso site e leia mais sobre o assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *