Marsala: a cor de 2015

Tempo de leitura: 2 minutos

Versatilidade, incentivo à criatividade e à experimentação. Essas características estão ligadas ao que nos traz a cor Marsala, escolhida pela Pantone como protagonista de sua paleta em 2015. A empresa, que é referência no assunto, escolhe há mais de uma década e meia a cor que irá se destacar em cada novo ano. E esse voto dita tendências nas indústrias da moda e do design, seja ele gráfico, industrial ou de interiores. O Marsala vem de um vinho produzido na Itália, o que nos remete a um tom quente, porém elegante. A cor marrom-avermelhada é de uma nuance que pode ser associada à natureza no clima de outono. Marsala: a cor de 2015

Como usar o Marsala na decoração

Na decoração, o Marsala aparece para dar aos ambientes um toque clássico e nobre. Leatrice Eiseman, uma das diretoras da Pantone Color Institute, explica no site da empresa onde a cor cai perfeitamente: “Aconchegante e acolhedora, Marsala é uma escolha natural para a cozinha e a sala de jantar – sendo ideal para mesas, pequenos utensílios e também para tecidos”.

Cozinha e sala de jantar

A cor quente, derivada do vermelho, estimula o apetite e traz energia aos ambientes. Por isso, traga o Marsala para sua cozinha ou sala de jantar. Pinte uma parede, escolha utensílios dessa cor ou procure uma bela toalha de linho para a mesa. Nos móveis, frentes do vidro podem ser projetadas com a cor, que pode ser combinada com envoltórios neutros. Dará um belo toque às refeições do dia a dia.

Sala

Na sala, a cor transmitirá aconchego e elegância. Mas, como o Marsala é um tom fechado e pode escurecer ambientes, tenha cuidado ao combiná-lo e não o utilize em excesso nesse local. Você pode reformar seu sofá, forrando-o com a cor, ou usá-la em almofadas, tapetes e abajures. Para o painel da TV ou mesa de centro, por exemplo, uma boa ideia é personalizá-los com MDF e revestimento em laca nesta cor: esse acabamento tem alta qualidade e durabilidade.

Quarto

Geralmente, o quarto é o local onde predominam os tons claros, responsáveis por ajudar no relaxamento que o ambiente pede. Entretanto, como o Marsala é um vermelho mais fechado, pode ser combinado com os tons mais neutros do quarto em alguns detalhes: em uma manta sobre a cama, em uma cortina, no tecido da cabeceira ou no tapete aos pés da cama. Assim como na sala, a cor pode ser utilizada em algum móvel, como o criado-mudo, que também ficará ótimo com o acabamento em laca.

Combinando o Marsala com outras cores

Tons terrosos farão belos pares com o Marsala. Assim como os azuis claros ou os mais vibrantes – como os que podemos ver nas imagens do próprio site da Pantone, na seção Introducing Marsala, nas quais o azul está sempre presente ao lado da cor do ano. Cores neutras, como o cinza, também são apontadas para as combinações com Marsala. Pronto para adotar a escolha do Marsala como cor do ano também na sua casa? Conte o que achou desse tom nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *