Dicas de como conservar seus móveis por mais tempo

Tempo de leitura: 3 minutos

Você acaba de realizar um sonho: investiu em um ambiente planejado e os móveis chegaram. Cada um deles ocupa o espaço certo na sua casa – seja na cozinha, na sala ou no quarto – e, finalmente, tudo ali tem o seu estilo. Gostaria que esse momento durasse para sempre? Bem, pode durar por muito tempo se você souber como cuidar e limpar seus móveis. Para ajudá-lo nessa tarefa, fizemos esse post com algumas dicas práticas para não errar na hora da limpeza e aprender maneiras simples de conservar seus móveis como novos por mais tempo.

1) Mantenha os móveis distantes do calor e da umidade

O sol pode alterar as cores da madeira, deixando os móveis com aparência de velhos. No MDF, a incidência do calor pode causar deformidades na estrutura do material. Por isso, proteja-os sempre. Como? Simples: utilize cortinas nas janelas e não deixe os móveis muito próximos de fontes de calor, como o fogão. A umidade também é uma inimiga desses materiais, pois pode deixá-los “inchados” com passar do tempo e gerar mofo. O ideal, no caso de ambientes planejados – onde as peças ficam em contato com a parede – é solicitar que uma manta de alumínio seja colocada atrás dos móveis: isso evita que o mofo e a umidade os atinjam. Além de, claro, ventilar sempre sua casa.

2) Proteja-os

Esta dica também está ligada ao calor e à umidade: proteja seus móveis do contato direto com objetos quentes, como panelas, e de objetos úmidos, como copos ou jarras cheios. Nunca deixe de utilizar bolachas para copos, jogos americanos ou outros itens que irão evitar esse contato. Nos armários de cozinha, vale lembrar que é preciso ter cuidado também com substâncias alcalinas, como o vinagre e o sal.

3) Saiba como fazer a limpeza

Mais simples, impossível: para limpar os móveis, você vai precisar de um pano limpo e levemente umedecido. Produtos? Fique apenas com detergente ou sabão neutros. Depois de passá-lo, outro pano – dessa vez seco e macio – deve ser utilizado para finalizar o trabalho. Esqueça os produtos abrasivos, como o saponáceo; as esponjas duras, os panos ásperos, as palhas de aço… Eles podem arranhar a superfície dos móveis. Para deixar o móvel mais bonito e menos suscetível à poeira que se acumula no dia a dia, você pode aplicar um lustra-móvel a base de silicone incolor. Na superfície limpa e seca, passe o produto com um pano macio, seguindo sempre a direção da textura do material.

4) Tenha cuidado com o peso dos objetos

Nada de acumular muitos objetos em uma só prateleira: distribua-os sempre de maneira equilibrada nos armários. Por exemplo, divida seus pratos em mais de uma pilha ou escolha a estante de baixo para coisas mais pesadas, já que ela costuma ter mais sustentação. É preciso estar atento ao peso suportado pelo seu móvel, não fungindo do que é recomendado pelo vendedor ou do que está especificado no manual do produto. Caso contrário, as prateleiras correm sério risco de empenar. E você, como costuma cuidar de seus móveis? Conte pra gente através dos comentários! E, para descobrir mais dicas e ficar por dentro das novidades sobre decoração e design de interiores, continue acompanhando o blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *