Acabamentos em pedra em móveis planejados

Tempo de leitura: 4 minutos

Quem não sonha com uma casa organizada e com tudo no seu lugar? Não é uma tarefa fácil, mas é totalmente possível e a satisfação e praticidade após organização valem a pena. Com casas e apartamentos de metragens menores, planejar se torna ainda mais essencial, mas mesmo locais mais amplos se beneficiam nessa empreitada. Um grande aliado nesse momento são os móveis planejados, pois permitem reinventar espaços. Aquele cantinho que está esquecido pode ganhar uma nova vida com um bom projeto, tornando seu lar mais eficiente e com a sua cara.

Se praticidade é palavra-chave para você, considere investir em acabamentos em pedra: são bonitos, duráveis e de fácil manutenção. As pedras naturais são únicas, pois possuem colorações e veios únicos, diferentes de outras pedras. Por isso é bom ficar atento ao comprar pedras da mesma época e extração, se forem para o mesmo ambiente.

Pedras usadas em acabamentos de móveis planejados

Mármore

Mármore e granito são os materiais mais conhecidos. O primeiro é mais homogêneo ao olhar, enquanto o granito é mais irregular. Apesar de normalmente ter um curso mais elevado, o mármore é menos resistente à impactos, sendo mais empregados em cubas, acabamentos e bancadas do que em pisos. Atualmente, no Brasil, sua extração é feita somente no Espírito Santo, em três tons: bege, branco e preto. Para e limpeza e conservação, usa-se detergente neutro e eventualmente ceras. Evitar produtos químicos fortes e abrasivos, que podem retirar a camada protetora e manchar. 

Granito

Já o granito, formado por quartzo, felspato e mica, é mais rígido e mais resistente. Seu preço de mercado é mais viável se comparado ao mármore, porém existem algumas tonalidades raras que chegam a ultrapassar alguns tipos de mármore. Como grande parte das pedras naturais, ambos são porosos, portando considerar uma impermeabilização pode evitar manchas e facilitar muito a limpeza.

Ardosia

A ardósia tem a vantagem do preço ser menos elevado, ser resistente e menos porosa, além de que a polida é tão bela quanto o granito. Indicada também para cubas e detalhes, somente não para pisos de banheiros por ser muito escorregadia. Sua manutenção é simples, basta um pano úmido e cera eventualmente para ficar como nova.

Pedra-sabão

Outra pedra bem utilizada em bancadas ou acabamentos com mais recortes é a pedra-sabão, pois apesar de densa ela é a mais maleável, facilitando o manuseio e cortes. É difícil de ser encontrada, porém não quebra com facilidade, é resistente à lavações intensas e não corre o risco de rachar com choque de temperatura, como por exemplo, uma panela quente sendo colocada diretamente sobre ela.

Todas as pedras tem em comum a necessidade de uma camada protetora para evitar manchar e facilitar a limpeza e resistência se comparadas a outros materiais naturais, como a madeira. Em geral, acabamentos em pedra são mais duráveis e nobres que em outros materiais, justificando seu preço elevado. São um investimento feito na obra para que ela dure muitos anos e tenha uma manutenção mais simples, além da beleza e riqueza de textura que elas agregam ao projeto. Seja um piso completo, seja para pequenos detalhes, investir em pedras é investir no seu lar para que ele se mantenha bonito e moderno por mais tempo, além de serem um clássico da arquitetura e decoração.

Corian

O corian é um produto antigo mas que somente agora está se tornando popular. Criado em 1967, é uma mistura resina acrílica e minerais naturais e tem a seu favor a quantidade de cores disponíveis: são cerca de 24, apesar da branca ser a mais popular. Apesar do preço mais elevado se comparado aos outros materiais, ele tem vantagem pois não é poroso como as pedras naturais, dificilmente risca, também é higiênico e pode ser moldado praticamente em qualquer formato, como cantos arredondados, e é feito com um bloco só, sem emendas, como pode ocorrer com as naturais,

Silestone

Um dos mais nobres, esse produto é formado basicamente por quartzo, o que o torna dos mais resistentes e duráveis, além de ser o único com proteção antibacteriana, tornando-o muito higiênico e ideal para bancadas de cozinha e banheiros. Possui uma gama maior de cores disponíveis – são cerca de 60 – e três tipos de texturas. Também é possível moldar do formato desejado, sem emendas, formando um bloco ou até mesmo um móvel único. 

Quer saber mais sobre decoração e móveis planejados? Então fique de olho no nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *