6 dicas para quem mora em espaços pequenos

Tempo de leitura: 3 minutos

Atualmente, os imóveis construídos são menores do que antigamente, devido o crescimento populacional. Também, muitos optam por morar em casas ou apartamentos pequenos pelo custo mais baixo e por serem mais práticos de limpar, gasta-se menos com manutenção e podem ficar mais facilmente organizados. 

Existem muitas dúvidas sobre a organização de espaços pequenos: Que tipos de móveis usar? Como aproveitar melhor os espaços disponíveis? Como ter tudo que eu preciso em um espaço pequeno? Como a decoração deve ser? Veja abaixo algumas orientações para você aproveitar ao máximo o seu imóvel e torná-lo mais organizado e funcional.

6 dicas para quem mora em espaços pequenos

1) Iluminação

A iluminação de um ambiente é parte essencial, por isso as janelas são tão importantes na decoração. A iluminação natural dá a sensação de um espaço apertado ser maior. Investir em janelas grandes pode ser uma boa ideia. Elas criam um senso de amplitude quando abertas. Invista nestes itens em tamanhos maiores e com cores neutras, para ter um ambiente mais iluminado. Cuidado também com móveis muito altos e grandes, pois estes bloqueiam a iluminação de qualquer ambiente. Opte por móveis compactos e modulares.
Utilizar espelhos e vidros também ajudam na distribuição de luz, seja no quarto ou na sala. Quanto à iluminação artificial, usar luminárias no chão e abajures nas mesas são de grande ajuda para criar a sensação de um ambiente maior.

2) Utilize as paredes

Muitos pensam que casas e apartamentos pequenos não tem espaço para armários, mas é um erro. É possível aproveitar os espaços nunca pensados das paredes para colocar móveis, como estantes e armários. Por exemplo, um lugar que você nunca poderia imaginar em colocar um móvel, é acima da cama, ou do vaso sanitário no banheiro. Se bem seguros, não causam nenhum problema, e você ainda ganha mais espaço na casa e mais organização para guardar suas coisas.

3) Divida seu espaço com criatividade

Você pode optar por não usar paredes para dividir os cômodos da casa. Sem paredes, todos os ambientes ficam integrados, tornando-os aparentemente mais amplos. Para dividir os espaços, use tapetes, divisórias ou móveis, como uma estante, ou outros objetos. Podem ser usadas também cortinas e portas corrediças. Se for precisar derrubar uma parede, é importante consultar um arquiteto ou engenheiro para a empreitada. Os ambientes que podem ser integrados são: salas de estar, de jantar, TV, home office, quartos e a cozinha. 

4) Embutir

Apartamentos pequenos com muita bagunça dão a impressão de desorganização e de serem ainda menores. Para organizar estes espaços, use caixas ou baús que podem servir de mesas de centro ou racks. Decore de forma simples para evitar a poluição visual. Embutir eletrodomésticos, estantes e armários cria um efeito interessante e mais organizado, evitando o acúmulo em espaços extras.

5) Use de espelhos

Como já citado, o uso de espelhos sempre são uma boa pedida para espaços pequenos, pois dão uma sensação de amplitude. Isto é devido à ilusão de ótica. Junto com a luz natural, é um excelente recurso para fazer qualquer espaço maior aos olhos. Use este truque para ampliar seu apartamento ou casa. Coloque espelhos sem moldura dispostos em paredes ou portas, bem como atrás de sofás, camas e mesa de jantar.

6) Móveis multi-uso

Reaproveitar o roupeiro para servir de mesa de canto, um baú para ser uma mesa de centro, um sofá como cama, ou mesa de jantar para servir de aparador para decoração, tudo é multi-uso! Adquira móveis que possam ser usados com mais de uma função para sua casa ou apartamento pequeno e evite aqueles que tem menos flexibilidade.

Em espaços pequenos, nada como usar a criatividade e inteligência ao apostar em móveis multifuncionais e modulares para decorar com elegância, organização e praticidade. Ao optar por este estilo ao decorar e organizar sua casa pequena, você sentirá a diferença de forma imediata no seu ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *