Locais criativos para criar seu home office

Tempo de leitura: 3 minutos

Para você que trabalha em casa mas ainda não dispõe de um cômodo exclusivo para escritório na sua residência, saiba que há criativas possibilidades para adaptar a condição do home office ao ambiente doméstico. Veja com qual das listadas a seguir você se identifica.
 
Quarto/Escritório
 
Caso seu apartamento ou casa tenha um quarto de hóspedes ou de home theater, ele pode servir ao mesmo tempo de sala de televisão, quarto de dormir e escritório. Com um sofá cama com assentos extensíveis é possível fazer um ambiente confortável para assistir filmes e ao mesmo tempo disponibilizar para as visitas dormirem, já que alguns sofás se convertem até mesmo numa cama de casal. Um painel à frente com televisão afixada e um móvel baixo para abrigar equipamentos de som e vídeo completam as duas primeiras funções. E para o objetivo do escritório, uma bancada planejada com uma das extremidades apoiada no móvel baixo do painel e a outra com suporte no chão e que termina ao lado do sofá, como se fosse uma mesa de apoio. Na bancada, espaço para computador, telefone/fax, impressora e gavetas que servirão para arquivar pastas, documentos e outros materiais. 
 
No quarto de casal ou de solteiro
 
Uma parte do vão do armário pode ser dedicada a uma pequena mesa de escritório de forma que os materiais seriam acomodados em estante ou nichos suspensos. Isso apenas vale a pena se o espaço para o armário for razoável. Caso o quarto tenha uma bancada para tv e outros equipamentos, uma parte dela pode ser dedicada ao objetivo de escritório, se houver espaço. Em quartos mais enxutos de tamanho, que tal colocar uma mesa de escritório ao lado da cama, no local que seria ocupado por um criado mudo?

 
Adaptação da Despensa
 
Outra opção muito usada é aproveitar o espaço da dependência de empregada ou despensa nos imóveis que possuem esse cômodo. Nesse caso, é preciso verificar com quais outros cômodos da casa o local está em contato. Fazer uma abertura ou derrubar uma parede deixa o espaço menos confinado, mas o ideal é que a parte aberta esteja voltada ou para a sala ou para um corredor. A partir daí é possível utilizar móveis planejados que otimizem o uso desse espaço normalmente pequeno.
 
Debaixo da escada
 
Se a escada da sua cobertura ou casa tem um vão embaixo, é preciso considerar a hipótese de adaptar esse pequeno espaço com um trabalho de marcenaria voltada ao home office. Se o espaço for muito pequeno, a mesa de trabalho pode ser planejada de forma a ficar embutida em armário embaixo da escada. 
 
Na Varanda
 
Em último caso, se nenhuma das opções anteriores for possível, vale abrir mão de parte ou da varanda inteira para fazer seu home office. Caso a varanda tenha um bom tamanho o escritório pode ficar localizado em uma das extremidades do retângulo. Enquanto no resto pode ficar a área gourmet. 

 

E você, como transformou um ambiente da sua casa em home office? Deixe sua dica nos comentários! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *