Tempo de leitura: 2 minutos
O quarto é um lugar mágico para as crianças. É nesse cômodo que eles costumam passar boa parte do tempo quando estão em casa. Dormir, estudar, ler, escutar música, navegar na internet, jogar videogame, brincar são só algumas das atividades que ocorrem nesse espaço, e essas finalidades vão variando conforme a faixa etária. Mas, de modo geral, existem algumas formas de como os pais podem montar quartos infantis mais aconchegantes e funcionais. Veja a seguir cinco dicas de como deixar esse ambiente mais prático.
Local para estudos
Ter um local adequado para os estudos pode ser prático para a mãe, que não terá bagunça de livros e cadernos espalhados pela casa, e estimulante para a criança, que terá seu próprio cantinho silencioso e sossegado para estudar. Ainda que a criança não esteja em idade escolar, o local de estudos pode ser usado para desenhar, pintar ou outras atividades que requeiram esse espaço. Para o cantinho de estudos, basta uma mesa que sirva de escrivaninha, uma cadeira confortável, uma boa luminária de mesa e, se possível, prateleiras e gavetas para acomodar os livros ou material de desenho.
Cama auxiliar
Ter uma cama auxiliar é uma forma prática de acomodar os amigos que vem dormir, um primo que vem passar as férias ou até mesmo os pais no caso de terem que passar uma noite de vigília. A cama auxiliar pode ficar a mostra ou mais apropriadamente escondida embaixo da cama. Dessa forma, ela pode ser guardada e retirada somente quando for preciso.
Caixas organizadoras
As caixas são uma opção funcional de manter o quarto organizado. Elas podem ficar a vista ou não, o importante é que a criança tenha acesso e possa tanto guardar quanto pegar as coisas facilmente. As caixas organizadoras são ótimas para guardar os brinquedos, livros e material escolar.
Prateleiras e gavetas
Gavetas e prateleiras são amigas da organização. O ideal é separar os objetos que se quer deixar a vista e acomodá-los nas prateleiras, os outros devem ser distribuídos nas gavetas. Vale lembrar que, ao contrário das caixas organizadoras, as gavetas devem estar sempre organizadas e devem preferencialmente acomodar os itens de uso mais frequente.
Móveis planejados
Fazer os móveis sob medida é uma maneira de aproveitar cada cantinho e fazer com que o quarto seja totalmente pensado para atender as necessidades de cada criança. Nessa área de móveis planejados há uma infinidade de cores, formas e texturas, soluções que aliam design e funcionalidade. O resultado são ambientes cada vez mais bonitos, práticos e aconchegantes. Na hora de fazer o quarto do seu filho a dica principal é pesquisar muito e deixar que a criança também opine nos detalhes da decoração. Desse modo, ela reconhecerá suas contribuições e dará ainda mais valor depois de pronto. Quer ver mais sobre o assunto? Então acesse nosso site e veja mais dicas de decoração.