Idosos precisam de cuidados especiais no quarto

Tempo de leitura: 3 minutos

As pessoas idosas, especialmente, necessitam de quartos bem planejados, com mobiliários e peças que permitam a organização e a elaboração de um ambiente prático e funcional. Além disso, o quarto do idoso é um dos cômodos onde ele passa grande parte do seu tempo, portanto, é essencial que seja acolhedor e confortável. Para garantir que o ambiente tenha tudo isso, é essencial que eles aprovem o planejamento do local quando se pensar em móveis e decoração deste cantinho especial. Para isso, nada melhor do que utilizar móveis planejados para criar o quarto ideal. Idosos precisam de cuidados especiais no quarto    

Veja como planejar o quarto de idosos com móveis planejados

Cama

A cama do quarto deve contar com um colchão ortopédico, que acomode adequadamente a coluna. Além disso, opte por peças não muito altas, que permitam que o idoso fique sentado ao mesmo tempo em que apoia os pés no chão. Pessoas com idade avançada podem ter dificuldade para se erguerem ao acordar. O ideal é que a cama tenha entre 45cm e 65 cm de altura. Outro detalhe importante é optar por camas com cabeceiras altas, de preferência acolchoadas. Muitos gostam de apoiar a coluna para ler ou assistir TV. Este tipo de cama também facilita a movimentação de quem passa muito tempo na cama. Camas de solteiro devem ser largas para maior conforto.

Mesas ou criado-mudo

Estas peças não podem faltar no quarto. Mas atenção! A mesa ou criado-mudo devem ter, preferencialmente, cantos arrendados para evitar acidentes. Dê preferência a móveis planejados fixados no chão ou na parede. Assim, caso se apoie, o móvel não escorrega, o que evita quedas. Dispense mesas ou criado-mudo com tampo ou detalhes em vidro ou espelho. Peças com gavetas muito baixas também são desnecessárias, pois exigirão que se agache para abrir.

Guarda-roupa ou armário

A peça deve contar com elementos que facilitem o uso para que a segurança fique garantida. Prefira portas de abrir ao invés das de correr, que exigem muita movimentação dos braços. Além disto, mantenha distância do ângulo de abertura das portas do guarda-roupa para os outros móveis, possibilitando a circulação. Na parte interna do armário, coloque prateleiras com uma altura máxima dos ombros para que não seja necessário se erguer muito. Nos compartimentos mais altos ou baixos demais, guarde artigos que não sejam de uso diário a fim de facilitar o dia a dia.

Poltrona

Vale colocar uma poltrona macia e reclinável no quarto para momentos de relaxamento. Porém, se o cômodo não for grande, dê preferência a poltronas mais simples, que costumam ser menores. Encoste o móvel na parede para não atrapalhar a circulação da pessoa pelo dormitório.

Outros itens

Caso seja possível, disponibilize alguns itens úteis para no quarto. Um deles é o controle remoto da TV. Também é interessante instalar ar-condicionado e aquecedor, além de relógio digital com números grandes, que facilitam a visualização.

Decoração

As paredes do quarto devem ter cores claras a fim de criar uma atmosfera de paz e relaxamento. Os objetos decorativos vão do gosto de cada um. Se o agradar, pendure fotografias da família e dos amigos na parede. Aqui, tudo é possível, contanto que o dono do quarto esteja de acordo e fique satisfeito. Quer saber mais dicas de decoração? Então acesse nosso site e fique por dentro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *